Manuel Luís Goucha fala de nova rotina após partida da mãe: “vou lá dar-lhe um beijo”

Manuel Luís Goucha, abriu o coração numa entrevista recente à revista TV Mais, onde abordou, entre outros temas, a recente partida da sua mãe, Maria de Lourdes, que ocorreu há cerca de três semanas.

A mãe do apresentador faleceu aos 101 anos, deixando-o com uma mistura de gratidão e serenidade após 69 anos de convivência.

Goucha, que tem sido uma figura central na televisão portuguesa, revelou os momentos difíceis que tem vivido, especialmente nos momentos em que se lembra de ligar para a mãe, um hábito que, naturalmente, permanece na sua rotina. “O mais perturbador é quando estou a escrever coisas no meu iPad, para um programa ou outro, e penso ‘vou ligar à minha mãe’. Aí cai a ficha… Ainda não limpei o número de telefone da minha lista – e penso que nunca vou fazê-lo. É aí que me confronto com a partida dela. Mas não há nada a fazer. É a vida”, desabafou o apresentador.

 

Apesar da dor da perda, Manuel Luís Goucha confessou que o trabalho tem sido uma fonte de força neste período de luto. O apresentador explicou que manter-se ativo profissionalmente o ajudou a lidar com a tristeza, admitindo que teve momentos em que se sentiu mais fragilizado. “Terá sido muito pior se não estivesse a trabalhar. Mas só quem não me conheça é que poderia ter duvidado que não ia fazer a gala no dia a seguir, ou o programa após as cerimónias fúnebres”, sublinhou, reforçando o seu compromisso com o trabalho.

Numa partilha íntima, Goucha revelou ainda que a urna com as cinzas da mãe está consigo em casa, onde mantém uma rotina de carinho e saudade. “Ela está aqui comigo, está no quarto, na suíte dela, no alpendre. Todos os dias vou lá dar-lhe um beijo, dizer-lhe ‘bom dia, mamã’. É a minha forma de viver o meu luto”, confidenciou.

A entrevista completa, onde Manuel Luís Goucha partilha mais detalhes sobre este momento pessoal e outros assuntos, pode ser lida na edição desta semana da revista TV Mais

Rolar para cima