Um homem de 67 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de ser o autor de diversos incêndios florestais na região de Albergaria-a-Velha.
O detido é apontado como o presumível responsável pelo incêndio que deflagrou no passado dia 15 de setembro em Paus, e que só foi controlado até esta quinta-feira, após dias de combate às chamas.
De acordo com o comunicado da PJ, o homem terá utilizado uma chama direta para iniciar o incêndio numa área florestal, agravando a já complicada situação de fogos no distrito de Aveiro. As autoridades também indicam que o indivíduo está a ser investigado por outros três incêndios ocorridos no dia 21 de julho nas localidades de Branca e São Marcos, em Albergaria-a-Velha, e em Serém, no concelho de Águeda.
O homem será presente ao Tribunal da Comarca de Aveiro para ser submetido a interrogatório judicial, onde serão determinadas as medidas de coação a aplicar. As autoridades esperam que este caso traga algum alívio às comunidades locais, que têm sido severamente afetadas pelos incêndios nos últimos meses.
Este caso realça, mais uma vez, a importância das ações preventivas e da vigilância nas zonas florestais, de forma a combater o flagelo dos incêndios, que têm devastado várias áreas do país